13 Setembro Por: Rodrigo Mattos Atualizado em 15h11min

CBF mostrará áudio do VAR a qualquer clube que requisitar

Segundo chefe da arbitragem, alguns clubes já consultaram as gravações.

 

Foto da notícia
CBF/Divulgação
 
A comissão de arbitragem da CBF vai mostrar os áudios dos árbitros na comunicação no VAR para qualquer clube que requisitar. A informação é do presidente da comissão de arbitragem, Leonardo Gaciba. Segundo ele, algumas agremiações já consultaram os áudios.
 
Nesta semana, o Grêmio informou que a CBF teria lhe concedido acesso aos áudios do VAR da semifinal da Copa do Brasil, diante do Athletico. O clube gaúcho quer verificar o que foi dito em lance em que a bola bate na mão do atleticano Wellington na área. Não foi marcado pênalti.
 
"Qualquer clube que pedir vai ter acesso. Nenhum problema. Alguns clubes já estão vindo", afirmou o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.
 
Para acessar o áudio do VAR, o clube tem que ir à sede da CBF no Rio onde poderá ouvi-lo no sistema. Não há possibilidade de receber o áudio por e-mail.
 
O acesso aos áudios do VAR é tratado diferente em cada lugar do mundo. A Fifa, por exemplo, negou acesso à CBF aos áudios e imagens do VAR em jogo da Copa do Mundo entre Brasil e Suíça, no qual a confederação reclamava falta em lance de gol suíço. Já a Liga da Espanha decidiu disponibilizar para o público em geral.
 
O público brasileiro passará a ter acesso às imagens do VAR a partir do segundo turno do Brasileiro. Ou seja, as imagens mostradas para os árbitros serão exibidas nas transmissões de televisões.
Fonte: Uol